Reposição de testosterona em diabéticos melhora resistência a insulina

-, Endocrinologia, Vida Saudável-Reposição de testosterona em diabéticos melhora resistência a insulina

Um duplo benefício pode resultar do tratamento de reposição de testosterona para homens com diabetes tipo 2 e baixos níveis de testosterona. A reposição hormonal não somente normaliza os níveis de testosterona como também aumenta a sensibilidade à insulina dos pacientes, relatam pesquisadores dos EUA na revista “Diabetes Care”.

Cientistas da Universidade de Buffalo (Nova York) realizaram um estudo em 94 homens com diabetes tipo 2. Antes do tratamento, 44 participantes com baixos níveis de testosterona mostraram níveis significativamente mais baixos de genes de sinalização de insulina e que, em seguida, haviam diminuído a sensibilidade à insulina. Por 24 semanas eles receberam uma injeção de testosterona ou de placebo.

O estudo mostrou que a sensibilidade à insulina aumentou de modo significativo com as injeções de testosterona. Como resposta à insulina, o consumo de glicose pelo tecido aumentou em 32 por cento. Além disso, houve um aumento na expressão dos principais genes sinalizadores de insulina.

E mais, o tratamento levou a uma redução significativa da gordura corporal e, ao mesmo tempo, a um aumento de massa muscular, em três quilos cada (embora não houvesse alteração no peso corporal). Embora os níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) não tivessem mudado, os níveis de glicose em jejum diminuíram consideravelmente. Talvez seja necessário um tratamento mais longo para mostrar os efeitos nos níveis de HbA1c.

A conclusão deste estudo é que em adultos diabéticos com deficiência de testosterona, que pode aparecer com o envelhecimento, a reposição do hormônio, além dos benefícios diretos da testosterona na massa muscular, disposição, libido e energia, pode melhorar a sensibilidade do organismo à ação da insulina favorecendo um melhor controle do diabetes. Pense nisso. Viva melhor

By | 2018-03-12T22:49:09+00:00 29 de Janeiro de 2016|Categories: Diabetes, Endocrinologia, Vida Saudável|0 Comments

Deixe Seu Comentário