Sete dicas para alcançar seus objetivos com atividade física

-, Vida Saudável-Sete dicas para alcançar seus objetivos com atividade física

1- Manter motivação elevada

A motivação é a grande chave para você manter um treino consistente e eficaz. Motivado, você tem mais razões para sair da sua zona de conforto e tem mais chances de ser bem-sucedido nos seus objetivos. É mais fácil ter sucesso se você escolher uma atividade que goste, se tiver um bom plano de treinamento e apoio. Também, a busca da superação de suas próprias limitações traz a idéia de desafio, que o impulsionará mais rapidamente na direção do triunfo. A força de vontade e sua crença em você mesmo são as molas mestras da motivação. Acreditar sempre em você ajuda a driblar as vozes internas e externas que teimam em dizer que você não é capaz. Desta forma quando aparecerem pedras no caminho e você tropeçar, terá força suficiente para levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima

2- Opte por treinos mais curtos e eficazes 

Por muito tempo, acreditou-se que manter um ritmo constante de atividade aeróbica (como corridas ou bicicleta) por longo período de tempo seria a melhor maneira de queimar a gordura do corpo. No entanto, agora sabe-se que os treinamentos intervalados de alta intensidade podem ser tão ou mais eficazes na aceleração do seu metabolismo, queima de gorduras e condicionamento cardiovascular. Circuitos de treinamento, aulas de alta intensidade ou rotinas com variações na esteira e na bicicleta ergométrica são formas muito eficazes para queimar calorias, desde que durem, no máximo, de 30 até 45 minutos. Feito de forma correta, um treino de 15 minutos já pode trazer excelente resultado. Então, falta de tempo já não pode ser uma desculpa para você começar.

3- Pare de se pesar

Pesar-se constantemente como se este fosse seu único objetivo, pode ser frustrante para quem está iniciando atividade física e procura apenas uma desculpa para interromper. Frases do tipo “Tanto sacrifício para tão pouco” são como um mantra para quem está com a “síndrome da preguiça”. O peso, apesar de ser um objetivo válido, não é o único que procuramos quando iniciamos um programa de atividade física; muitas vezes nossa aparência já muda substancialmente com a atividade física antes de alterações significativas do peso.  Se formos mais a fundo, nossa saúde certamente é muito mais importante do que  valor marcado na balança, e os benefícios à saúde, após apenas algumas semanas de treino, já são enormes.   Além disso, temos que lembrar que a medida do peso não informa adequadamente quanto daquele valor é de gordura, água ou músculo por exemplo. É mais saudável focar em fortalecer os músculos e melhorar sua forma física e a porcentagem de gordura no corpo do que preocupar-se apenas com os números da balança.

4- Não esqueça do treinamento de força

Mesmo para quem busca perda de peso, o treinamento de força tem muita importância. Apesar de poder parecer inicialmente que não há perda de peso adequada devido ao ganho de massa muscular, temos que lembrar que ao aumentar a massa muscular, sua taxa metabólica aumentará como consequência e desta forma, poderá aumentar seu gasto de calorias, mesmo em repouso. Além disso, os músculos são os grandes protetores das articulações, tendões e ossos. O fortalecimento muscular, desde que feito corretamente, reduzirá a médio-longo prazo o risco de lesões articulares e ósseas.

5- Sair da zona de conforto é mais fácil em grupo

Fazer aulas coletivas ou atividades junto com amigos, além do seu claro benefício social, também é uma excelente forma de manter em alta a motivação a longo prazo. Estando em grupo, você tem como se espelhar em casos de sucesso, ter incentivo e incentivar os colegas e tornar mais divertida a prática de atividade física.

6- Não tema experimentar

Uma grande chave para manter uma rotina de exercícios a longo prazo é que ela seja divertida e variada, mas sem se esquecer do principal, que é se manter ativo. Se você não busca ser um atleta de elite de alguma modalidade, você tem o benefício de modificar sua atividade sempre que se sentir entediado ou cansado da rotina. Então sempre que vier o fantasma da desistência, pense antes em variar sua prática. Sempre faça tudo para não parar. Você pode tentar exercícios intervalados de alta intensidade na academia, atividades ao ar livre, como bicicleta e corrida, natação, hidroginástica, artes marciais, danças, esportes coletivos e muitas outras opções para te entreter pelo resto da vida.

7- Não acredite em falsas promessas

Se o que você quer é ter uma vida mais saudável e melhorar sua forma física, você deve esquecer propagandas e fórmulas “mágicas” que prometem um resultado fácil e imediato. Não existe resultado sem trabalho duro, suor e superação. E não existe nada melhor que a conquista.

Antes de iniciar qualquer programa de atividade física lembre-se que, se houver qualquer limitação funcional, dor; se tiver mais de 40 anos ou alguma causa de aumento de risco cardiovascular (por exemplo, diabetes, tabagismo, hipertensão ou colesterol alto) é fundamental procurar um médico para aconselhamento.

Pense nisso. Viva melhor!

By | 2018-03-12T22:49:09+00:00 14 de outubro de 2016|Categories: Obesidade, Vida Saudável|0 Comments

Deixe Seu Comentário